X Bike Tour Tiago Machado + Caminhada

Domingo passado foi um dia muito especial para mim, pois celebramos a X Bike Tour Tiago Machado – um passeio solidário, que tem o meu nome e do qual sou o “fundador”, juntamente com um grupo de amigos que me ajudam ao longo destas edições.

A edição deste ano teve um sabor especial, porque voltávamos a onde tudo tinha começado, ou seja, a freguesia de onde sou natural – Vale S. Martinho, de Vila Nova de Famalicão. Além disso, foi ma edição especial porque, foi a primeira vez que o evento teve uma caminhada. Este ano resolvemos fazer a caminhada pois há pessoas que vem ao evento, mas que não andam de bicicleta e foi a forma que encontramos para pôr estas pessoas a praticarem atividade física.

Caminhada X Bike Tour Tiago Machado
Grupo Caminhada X Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira
Caminhada Bike Tour Tiago Machado
Imagens da Caminhada Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira

Na semana que antecedeu o evento, para além da tradicional “lavoura” que dá colocar um evento desta envergadura na estrada, surgiram uns pequenos percalços, que  foram ultrapassadas com ajuda de gente com bom coração.

Confesso que nesta edição estava um pouco receoso se iríamos manter a média de participantes das edições anteriores, pois as inscrições online estavam um pouco aquém dos outros anos. Mas no sábado, com a abertura do secretariado vi que esse receio não fazia sentido, pois as barras que a Prozis ofereceu, desapareceram num fechar de “olhos”!

No domingo, quando ía a caminho de Vale S. Martinho cruzei-me com muitos ciclistas já com o frontal, oferecido pela Mcs design, nas suas bicis e onde na brincadeira lhes dizia que o passeio era para o outro lado :). Com a chegada ao local de partida, se ainda houvessem dúvidas, ficaram totalmente dissipadas, pois já estava um verdadeiro ambiente de festa. A única coisa que se queixavam era não haver cafés abertos, mas esse problema não irá existir no ano que vem 😉  À falta de café, os participantes resolveram começar a tirar as habituais fotos com os meus amigos profissionais que marcaram presença no evento.

Profisssionais e sub23 Bike Tour Tiago Machado
Profisssionais e sub23 Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira
Foto profissionais Bike Tour Tiago Machado
Foto profissionais Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Tozé Marinho

Por volta das 9:30h, lá começou a caminhada. Alguns minutos depois os ciclistas também se fizeram à estrada, para os cerca de 16km que os esperavam (claro que para quem está minimamente treinado sabe sempre a pouco, mas participam crianças de todas as idades e temos de ajustar o passeio ao ritmo delas). E este ano foi um record em termos de crianças a participar, um total de 48 – todas tiveram a sua medalha, uma oferta da Egosport 😉

Crianças Bike Tour Tiago Machado
Crianças Bike Tour Tiago Machado – fotografia Nuno Vieira

É um grande orgulho ver que este evento proporciona nas crianças uma enorme alegria, e ver eles atrás do carro da policia, como se de uma prova se tratasse não tem preço.

Pelotão Bike Tour Tiago Machado
Pelotão Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira

Outra coisa que também não tem preço e à qual me faltam as palavras para descrever o que me vai na alma, foi a homenagem que a Junta de Freguesia de Vale S. Martinho me fez! Como disse no dia, e volto a referir: as homenagens devem ser feitas ainda em vida do homenageado de forma a que possamos ver o orgulho nas caras de quem nos ama. Muito Obrigado!

Homenagem Tiago Machado- Vale S. Martinho
Homenagem Tiago Machado- Vale S. Martinho. Fotografia Nuno Vieira
Homenagem Vale S. Martinho Tiago Machado
Homenagem Vale S. Martinho Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira

Depois de este momento de grande emoção, o passeio seguiu em ritmo bem moderado, para que a boa disposição e harmonia entre os participantes se mantivesse. Foram 16km muito bem passados, onde terminou com o desafio Strava.
Poucos foram os que se deixaram intimidar pelos 500mt a 10%, que dão acesso aos estaleiros da DACOP – patrocinador na caminhada.

Pelotao Bike Tour Tiago Machado
Boa disposição no pelotão Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira
Desafio Strava Bike Tour Tiago Machado
Desafio Strava Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira

No fim do desafio strava, o pelotão aproveitou alguns momentos de convívio.  Cantamos os parabéns ao Bike Tour pelo seu 10º aniversário 🙂 Todos adoraram o bolo que a pastelaria Rainha Doce nos ofereceu, não sobrou nada 🙂

Bolo Aniversário X Bike Tour Tiago Machado
Bolo Aniversário X Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira
Bike Tour Tiago Machado
Grupo a conviver no Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Nuno Vieira

Já com a barriga cheia, foi altura do habitual sorteio de brindes e entrega do cheque a Associação Dar as Mãos. Este ano com a vossa ajuda conseguimos 1.265€, mais alguns bens alimentares que irão ajudar quem mais precisa. O meu MUITO OBRIGADO a todos!

Entrega donativo Associação Dar as Mãos
Entrega donativo Associação Dar as Mãos – Fotografia Nuno Vieira.

Para finalizar, e não menos importante do que tudo que já aqui escrevi, agradecer uma vez mais (e por mais vezes que diga não serão suficientes) o apoio de todos os patrocinadores que ajudam a criar este evento. E claro que sem o magnifico staff que me ajuda todos os anos, isto era impossível 🙂

Staff Bike Tour Tiago Machado
Staff Bike Tour Tiago Machado – Fotografia Máquina do Nuno Vieira XD

Patrocinadores do evento:

Câmara de Vila Nova de Famalicão | Junta de Freguesia de Vale S. Marinho | Associação de Ciclismo do Minho | Prozis | Associação Dar as Mãos | Dacop | Fumeiro do Fernando | Padaria Moutinho | Padaria Pinheiro | EGOS Sport| Una Seguros | MCS Design | Supermercado Masavi | Rocktape | Rainha Doce pastelaria 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.