XXIV Classica da Primavera

Domingo passado disputou-se na Póvoa de Varzim, a Clássica da Primavera. Uma competição que já tem alguma tradição no calendário nacional, pois já vai na sua 24ª edição.

À espera do pelotão estavam 141km, com 7 passagens pelo Monte de São Felix, uma subida curta de apenas 1,2km, mas com pendente médio de 8% e máximo 15%, toda ela em paralelo. Durante o percurso havia ainda mais 2 setores de paralelo – um com 850mt e outro de 1.250mt. Como se estas dificuldades não fossem mais que suficientes para um bom espectáculo, São Pedro resolveu brindar-nos com chuva, vento e temperaturas a rondar os 10 graus.

Tiago Machado Classica Primavera

Uma vez mais a prova arrancou a “full gás”, pois havia uma meta volante ao  4º km, o que motivou ainda mais para o arranque a todo o gás. Os ataques e contra ataques iam sucedendo-se e, na primeira passagem pelo Monte de São Felix formou-se um grupo de 23 unidades, onde quase todas as equipas iam representadas .

Passagem São Felix fuga Classica Primavera

De inicio foi havendo alguma união no grupo até que, quando alguns diretores chegaram com o carro à fuga deram ordens para que seus ciclistas não puxassem. Nós levávamos no grupo a nossa aposta para a clássica, que era o Rafael Silva, por isso assumimos as despesas da corrida. Em algumas partes ainda tínhamos alguma ajuda do W52-FCPorto e do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, que além do Cesar Martingil ( Vencedor da edição anterior ) tinha mais 3 elementos da equipa para ajudar. As voltas foram passando e na última subida o grupo foi ficando mais restrito. No final da descida íamos 9 com condições para vencer a Clássica. Neste grupo mais restrito, ía Eu, Gerard Armillas e o Rafael. Tivemos uma vez mais de assumir a corrida até ao final. Puxei até ao último km, pois mais já não conseguia e vi o sprint a metros. Foi por muito pouco que o Rafa não deu a primeira vitória da época à EFAPEL.

Sprint Final Classica Primavera
Saímos de cabeça erguida, pois tudo fizemos para ganhar. Eu vi o meu esforço recompensado com a vitória por equipas e também nas Metas Volantes…

Podio equipas Classica PrimaveraPodio Metas Volantes Classica Primavera

Agora descansar bem pois domingo já há novamente mais uma Clássica para fazer 🙂

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.