GP Joaquim Agostinho

No passado fim de semana disputou-se o 43º GP Joaquim Agostinho em Torres Vedras.

Uma competição que homenageia aquele que foi o melhor, pelo menos na opinião da maioria, o melhor ciclista Português de todos os tempos.

1º etapa GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca

Este ano e devido à actual situação pandémica que se vive em todo o mundo, a prova viu-se reduzida a apenas 2 etapas, em que todo o percurso foi disputado no concelho de Torres Vedras!
Esta prova foi muito bem preparada pela minha equipa, em que 6 dos 7 ciclistas fizeram estágio na Serra da Estrela, nas semanas que antecederam à prova.


Saímos para a primeira etapa com objectivo de ajudar o Luis Mendonça a chegar ao momento decisivo nas melhores condições. Todos fizeram a sua parte e conseguimos a segunda vitória da temporada para a EFAPEL. Claro que até isso acontecer houve muito trabalho ao longo dos cerca de 145km.

Pelotão GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca

Como sempre a corrida saiu a andar muito, onde os ataques e contra ataques se sucediam e nós tínhamos de estar bem atentos, de forma a levar a corrida o mais controlada possível. Quando se formou o grupo que andaria escapado grande parte da etapa, fomos representados através do Cesar Fonte, o que nos tirava de certa forma a pressão de ter de assumir as despesas da perseguição! Com essa pressão ficou a equipa do Atum General-Tavira, que não tinha representante na frente.

Sem dar grande margem a fuga viria a ser anulada já no famoso circuito de Torres, onde começou uma nova batalha. Nesta fase da corrida já íamos assumindo a nossa parte e tentamos levar a corrida o mais controlado possível. Na última subida à Serra da vila, o grupo foi-se fracionando e nós tínhamos os nossos dois homens na frente, Rafael Silva e Luis Mendonça. Este último foi o mais forte no sprint final e trouxe a vitória para a equipa e a tão desejada “amarela”.

GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca


Na derradeira etapa e com chegada no Parque Eólico da Carvoeira, uma subida curta mas com pendente a chegar aos 15%, saímos novamente com o objetivo de vitória, pois é um tipo de subidas que o Luis Mendonça se defende muito bem. Não foi um dia nada fácil de controlar pois houveram muitos ataques à nossa liderança. Contudo a nossa equipa fez um excelente trabalho, sempre atentos a quem se mexia, até que ao km 60 deu-se uma fuga, que nos permitia respirar um pouco e começar a controlar o que faltava.

GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca


De início foi o Cesar e António que assumiram as “despesas” da perseguição. Quando faltavam apenas 30km, a corrida voltou a ser novamente muito movimentada e aí já tivemos de meter mais “carne no assador” – Eu e o Tiago Antunes tivemos de ajudar no controlo das operações . Tentamos levar o mais controlado possível. Quando já me começavam a faltar as forças, tivemos uma ajuda preciosa de um dos grandes nomes do ciclismo, não só nacional, mas internacional – Sérgio Paulinho, que levou até bem perto da ascensão final a corrida toda junta.

Team Efapel no GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca


Depois aí o Rafael deu também uma ajuda preciosa ao nosso camisola amarela, mas infelizmente houveram 2 ciclistas mais fortes do que nós e infelizmente perdemos a corrida por meros 8sg!!!


Perdemos a prova, mas quando se perde como nós perdemos podemos sair de cabeça erguida! O que tínhamos deixamos na estrada e se perdemos foi porque os adversários foram melhores. Parabéns aos nossos adversários!

Agora recuperar bem, pois embora fossem apenas 2 etapas, foram duas etapas que valeram por 2 semanas :))

GP Joaquim Agostinho – Fotografia João Fonseca

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA:

1.º Frederico Figueiredo – Atum General Tavira

3.º Luís Mendonça – Efapel

10.º Rafael SilvaEfapel

36.º Sérgio Paulinho (oficial)Efapel

40.º Tiago MachadoEfapel

49.º Tiago Antunes – AtletaEfapel

62.º António Carvalho – Efapel

78.º César FonteEfapel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.